FIES 2021: Inscrições, Novas Regras, Aditamento, Resultado

O FIES 2021 significa Fundo de Financiamento Estudantil. Este programa do Ministério da Educação tem como objetivo disponibilizar o financiamento de cursos superiores particulares (não gratuitos) para estudantes. É feito uma avaliação do candidato para tal financiamento pelo MEC, em conjunto com as faculdades particulares que participam do programa.

O FIES 2021 tem um novo modelo de procedência, ele divide o programa em diferentes modalidades, isso possibilita a chance de juros zero a quem mais precisa, contando ainda com uma escala de financiamentos que difere conforme a renda familiar do candidato.

A mudança do Novo FIES reflete principalmente a melhoria na gestão do fundo, a ampliação deu sustentabilidade financeira ao programa e viabilização para o acesso ainda mais amplo ao ensino superior.

FIES 2021

FIES 2021

Inscrição Fies 2021

O processo de inscrição do FIES é simples, confira como fazer:

  • Acesse o site oficial do FIES, clicando aqui;
  • Clique na opção “Primeiro Acesso”;
  • Agora, informe seu CPF e data de nascimento;
  • Informe seu e-mail e senha de acesso. Agora é só aguardar pelo e-mail de confirmação para ativar a conta;
  • Acesse então a conta cadastrada e preencha o formulário de inscrição;
  • Por fim, selecione a modalidade do curso desejado.
Inscrição Fies 2021

Inscrição Fies 2021

Inscreva-se também em programas similares, como: PROUNI 2021 e SISU 2021.

Cronograma de Inscrição

As datas de prazo para a inscrição estão organizadas de acordo com o contexto de cursos e da condição de matricula do candidato, confira:

Inscrição somente a vagas disponíveis dos cursos de áreas do conhecimento prioritárias – De 26 de outubro à 27 de outubro (até as 23h59).

Inscrição para os candidatos que ainda não estão matriculados no curso/turno/local de oferta/Instituição de Educação Superior em que quer se inscrever. Inscrições a partir das 7h do dia 26 de outubro à 03 de novembro (até as 23h59).

Inscrição para os candidatos que já estão matriculados no curso/turno/local de oferta/Instituição de Educação Superior em que quer se inscrever – Inscrições a partir das 7h do dia 26 de outubro à 27 de outubro (até as 23h59).

Novas Regras do Fies

Com relação as novas regras na prova do FIES, um dos requisitos é:

  • Não zerar na nota do texto.
  • A média aritmética das provas deve ser igual ou superior a 450 pontos e a nota da redação maior que zero.
  • Com relação aos dados de inscrição é necessária a comprovação da renda familiar per capita entre um e três salários mínimos.

Aditamento FIES

Para fazer o aditamento simplificado, vá pessoalmente até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição matriculada. Peça a solicitação do aditamento do contrato que o próprio CPSA da instituição entrará com pedido de renovação.

Os contratos de financiamento concedidos pelo Fies do segundo semestre de 2021 teve o prazo de renovação semestral prorrogado para 30 de novembro.

Aditamento FIES

Aditamento FIES

Conheça os cursos do SENAI e SENAC 2021.

Resultado – Quando será divulgado o resultado do FIES 2021

O resultado do Fies 2021 já foi divulgado no dia 04 de agosto/2021. Os candidatos que não foram selecionados na chamada única podem disputar uma das vagas ofertadas na lista de espera, que já seleciona todos os candidatos automaticamente.

O prazo de convocação por meio da lista de espera foi até o dia 31 de agosto. Fique atento à página do Fies.

Boleto FIES

Agora no novo FIES, para emitir a 2ª via do boleto não é necessário informar usuário ou senha. Siga o passo a passo abaixo em como emitir a segunda via

Boleto FIES

Boleto FIES

Leave a Reply