Como se Inscrever no Prouni 2021: Como Escolher Curso, Quem tem Direito e Como se Inscrever

Quem não possui condições para pagar pelas mensalidades de uma faculdade por conta própria, deve ficar atento as ofertas de bolsas de estudos disponibilizadas por programas como o Prouni 2021. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como se inscrever no Prouni 2021.

Como se Inscrever no Prouni 2021

Como se Inscrever no Prouni 2021

Se você deseja concorrer a bolsas de estudos, pode realizar a inscrição no Prouni 2021.

Como se Inscrever no Prouni 2021

Desde o ano da sua fundação, o Prouni já beneficiou milhares de estudantes. As bolsas de estudos do Prouni são entregues de forma completa numa das intuições de ensino superior que possui vínculo com o programa

O Prouni foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, e por esforços desse órgão anualmente são entregues mais de 300 mil bolsas para jovens e adultos brasileiros que cumprem com os requisitos estabelecidos para a inscrição no programa.

Então, por conta do elevado número de participantes, os interessados devem conhecer os requisitos para se preparar para participar e garantir uma vaga no Prouni.

Para fazer a sua inscrição no Prouni você terá que seguir as seguintes etapas:

  • Entre no site oficial do Prouni usando este link – http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Continue clicando na opção “Inscrever-se”;
  • Indique a instituição e o curso da sua escolha;
  • Na lista das bolsas de estudos disponíveis, escolha a bolsa de estudos que você deseja;
  • Continue informando o seu usuário e senha do Enem que são exigidas e finalize a sua candidatura.
Como se Inscrever no Prouni

Como se Inscrever no Prouni


Como Escolher Cursos Prouni 2021

O Prouni conta com um catálogo bastante recheado de cursos que alcançam os mais diversificados gostos dos estudantes. Apesar disso, ainda é preciso que não hora de escolher o curso se leve em consideração o nível de concorrência em cada um deles, de modo que você escolha uma opção que seja favorável à sua nota Enem.

A nota necessária para ser selecionado em cada curso é chamada de nota de corte do prouni. Ela varia de acordo com a concorrência de cada curso.

O ideal é não apostar muito nos cursos que são os mais procurados, isso caso a sua nota não seja alta, já que normalmente os concorrentes nesse tipo de cursos contam com altas notas. Ao analisar as tendências dos anos anteriores, nota-se que os cursos mais procurados são os engenharia e medicina.

Caso o estudante não alcance a nota necessária para o curso desejado, poderá ingressar ainda para a lista de espera do prouni. Dessa forma, poderá concorrer a uma vaga na segunda chamada do programa.


Quem Pode se Inscrever no Prouni 2021

Como foi dito anteriormente, é preciso cumprir com certos requisitos para poder ter acesso a bolsa de estudos entregue pelo Prouni 2021.

Sendo que todos os interessados devem estar de acordo com os seguintes critérios:

  • Apresentar uma renda familiar que não seja superior a 3 salários mínimos por cada membro da família;
  • Ter participado da edição anterior do ENEM;
  • Ter concluído o ensino médio numa escola da rede pública ou privada (nesse caso é preciso ter uma bolsa de estudos integral).

Documentos Necessários para o PROUNI 2021

Depois de ter a confirmação do Prouni, será preciso ir até a unidade de ensino que você selecionou para fazer a finalização da inscrição. No momento de se inscrever você precisa ter em mãos alguns documentos Prouni, são eles:

  • Ter documento que comprava a residência;
  • Apresentar todos os comprovantes de rendimentos;
  • Ter o diploma de conclusão do ensino médio;
  • Apresentar documento de identidade.

Para conferir a lista completa de documentos necessários, acesse esse link.

Leave a Reply